sábado, 31 de março de 2012

Baroneza n°2

 
Lista de exercícios de História - Baroneza nº 2
 
Referente ao Capítulo 3 (aulas 3 e 4).


Segue o link para baixar a lista:


Para que eu corrija, vocês podem entregar as respostas pessoalmente no dia 14/04/2012 ou enviar por e-mail (giopvs@hotmail.com).

Bons estudos a todos!


Giovanni Mannarino - Tutor de História

Pré-Vestibular Social - Barra do Piraí

sexta-feira, 30 de março de 2012

A Disputa pelo Passado



"Apagando a memória" - Carlos Latuff
Quem disse que o passado é coisa dos livros de História? Que é isolado do presente? Na nossa conversa do primeiro dia de aulas do PVS-BPI nós falamos da ligação entre a história/passado com o nosso presente. É fundamental conhecer os fatos ocorridos para entender como o mundo está organizado. Além disso, temos que ter noção de que há disputas pelo passado: o que realmente aconteceu? Qual opinião está certa? Esses debates estão rolando o tempo todo. Ontem, no centro do Rio, tivemos um exemplo claro desta disputa pela verdade.
Uma cerimônia estava marcada para acontecer no Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro. O evento aproveitaria a data do aniversário do Golpe Militar de 1964 para fazer um debate sobre “A verdade de 1964” e comemorar os 48 anos do golpe. No evento, estariam diversos militares, entre eles muitos acusados de tortura, assassinato e perseguições políticas durante a ditadura.
Sabendo disso, diversos movimentos sociais que lutam contra a Lei de Anistia, pela apuração dos crimes da ditadura na Comissão da Verdade e pela revelação do paradeiro dos desaparecidos políticos, organizaram uma manifestação. Eles se perguntavam como alguém poderia comemorar o golpe? Comemorar a morte de seres humanos? A perseguição política? O fim das liberdades? E depois de tudo isso ainda ficar impunes?

Ou seja, a História dos anos do “Regime Civil-militar” (como um grupo defende que deve ser chamado o período) ou “Ditadura Militar” (como outro grupo nomeia o período) ainda está em disputa. Qual é a verdade? São os homens em suas relações uns com os outros no presente que vão escrevendo o futuro e disputando qual o passado deve ser lembrado, como ele deve ser recontado.
Esse é só um exemplo das dinâmicas que acontecem pelo mundo continuamente. Para entender essas disputas - as relações, os conflitos, os debates, as trocas econômicas, as influências culturais entre os homens, regiões, países e continentes – é fundamental conhecer nossa História!
Veja o vídeo da manifestação:


Bons estudos a todos! Informe-se! Conheça! Opine!
Giovanni Mannarino - Tutor de História
Pré-Vestibular Social - Barra do Piraí

"Siga-nos" por e-mail!

Agora você pode receber em seu e-mail avisos sobre novas postagens aqui do Pé de Feijão.

Assim você não perde nenhuma notícia!

Aprenda como fazer:


1) Em nosso Blog procure o item "Siga-nos". Coloque ali o seu e-mail e clique em "submit".


2) Irá aparecer uma nova janela. Ali você terá que fazer o procedimento anti-spam, ou seja, escrever a chave passada no campo inferior. Depois, clique em "Complete Subscription Request".



3) Um e-mail, então, será enviado a você. Abra-o e clique no link para autorizar o envio das atualizações do Blog "Pé de Feijão".




Pronto! Agora todos os novos conteúdos que forem publicados aqui no Blog chegarão até você!

Bons estudos a todos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Você sabe estudar em casa?


Assistir as aulas na Escola e no Curso não é o suficiente. Para ter um bom desempenho no Vestibular é fundamental que os alunos estudem também em casa. Nesse ponto, no entando, é muito comum que os estudantes cometam alguns erros que podem prejudicá-los. O site "Guia do Estudante" preparou um teste para você descobrir o que pode melhorar em sua rotina de estudos. Clique aqui para acessar o teste.

Se ligue também nestas dicas:

1)      Não estude apenas quando a prova chegar: crie uma rotina e estude todos os dias;

2)      Revise o conteúdo das aulas, faça as lições e busque mais informações sobre os temas estudados;

3)      Organize-se para estudar: evite ficar parando toda hora, mas faça pausar de cinco minutos a cada hora de estudo;

4)      É bom revezar matérias de humanas com matérias de exatas;

5)      Busque um ambiente tranquilo para estudar: o barulho (TV, música e parente) pode atrapalhar mesmo que você pense que não;

6)      Organize seu local de estudos, isso facilitará o aprendizado;

7)      Não deixe de dormir para estudar: temos que estar descansados e concentrados para estudar bem;

8)      Não fique com dúvidas! Anote-as para perguntar o seu professor ou ligue para o 0800!;

9)      Tome cuidado ao estudar pela internet: ela pode te distrair com besteiras e nem todas as informações disponíveis são confiáveis.

Bons estudos a todos!

terça-feira, 27 de março de 2012

UFJF - Pedido de Isenção - 2012/2° Semestre - Campus de Governador Valadares


Galerinha!

Está aberto o pedido de isenção da taxa de inscrição para o vestibular da UFJF 2012(2° semestre), campus de Governador Valadares. Provas para os seguintes cursos: Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Direito, Economia, Ciências Contábeis e Administração. ÓTIMO PARA QUEM PODE MORAR FORA! O pedido de isenção (que só é válido para quem já concluiu o ensino médio) começou ontem (dia 26/03) e vai até o dia 02/04. Os interessados devem ler o EDITAL (clique aqui para ler o edital). Qualquer dúvida entre em contato! Clique aqui para ler mais e acessar o site do vestibular da UFJF.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Baroneza nº 1


Lista de exercícios de História - Baroneza nº 1, referente às três primeiras aulas.

Segue o link para baixar a lista:

Para que eu corrija, vocês podem entregar as respostas pessoalmente no dia 31 ou enviar por e-mail (giopvs@hotmail.com).

Bons estudos a todos!

Giovanni Mannarino - Tutor de História
Pré-Vestibular Social - Barra do Piraí


Vale a pena assistir: Porque os vírus matam?

Um documentário da BBC mostra como o mundo ficou com medo de uma doença emergente, que ameaçava matar milhões de pessoas em todo o planeta. A nova gripe H1N1 variante tinha chegado.
Pesquisadores de todo o mundo tentam desvendar os muitos segredos dos vírus para tentarem compreender o que eles são, quando e por que eles matam.


Sugestão da aluna Bianca Esteves

Vírus



Diferente de todos os seres vivos (que são constituídos por pelo menos uma célula), os vírus são acelulares, ou seja, não possuem células.
Os vírus são extremamente pequenos, sendo menores que as bactérias, podendo apenas ser visualizados por microscopia eletrônica. São formados basicamente por uma capsula de proteína denominada capsídeo e uma molécula de acido nucléico no seu interior. (DNA OU RNA).

Estrutura básica de um vírus bacteriófago
Todos os seres vivos possuem dentro das suas células moléculas de DNA E RNA, os vírus só apresentam uma dessas moléculas. Sendo essa uma característica exclusiva dos vírus. 
“Os vírus apresentam apenas uma molécula de acido nucléico: DNA ou RNA”
Como os vírus não possuem organelas necessárias para se duplicar e sintetizar suas proteínas, precisam usar as estruturas de outras células, por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Parasita - porque retiram substancias e usam a maquinaria de outra célula;
Intracelulares - porque se reproduzem dentro da célula;
Obrigatório - porque são incapazes de se reproduzir fora de uma célula, não possuindo seu metabolismo próprio.

Algumas doenças causadas por vírus:
Herpes Labial / Fonte: MdSaude
o Gripe 
o Poliomielite 
o Febre amarela
o Raiva
o Hepatite viral
o Herpes
o Dengue
o Sarampo
o Rubéola
o Catapora (varicela)
o Caxumba
o Condiloma ou verruga genital
o AIDS 

Por que "Pé de Feijão"?


Quem nunca ouviu a história de “João e o Pé de Feijão”? O conto de fadas é sobre um menino que é enviado por sua mãe ao mercado para vender uma vaca, já que a família passava dificuldades. João, no entanto, troca a vaca por cinco feijões mágicos. A mãe fica desesperada e atira os feijões inúteis pela janela. Mas para surpresa de João, os feijões germinam e crescem de forma colossal, até o céu. João sobe e, depois de passar por inúmeras aventuras, encontra a galinha dos ovos de ouro!

O nome do nosso Blog foi escolhido pelos próprios alunos do Pré-Vestibular Social de Barra do Piraí. Depois de um período de propostas para o nome, abrimos a votação onde os alunos podiam votar. Sabemos que nem todos que queriam puderam participar, já que a votação durou só um dia e foi feita pelo Facebook, que nem todos acessam. Mas a nossa intenção era deixar a escolha nas mãos de vocês, nem que fosse em parte dos alunos, para que desde já a sua participação neste “Pé de Feijão” seja marcante.

Mas por que Pé de Feijão? Achamos que é possível fazer paralelos entre a nossa caminhada de estudos deste ano e o conto de fadas. Poderíamos imaginar, por exemplo, um estudante que vive com muitas dificuldades, mas enxerga no estudo [as sementes mágicas de feijão] a chance de mudar a sua vida. E então encontra a oportunidade de estudar no PVS. Ele tem um sonho!  Estuda bastante [as aventuras] e, no final do ano, vê seu nome na lista de aprovados: passou no vestibular [a galinha dos ovos de ouro]!

No entanto, também há muitos contrastes entre a nossa realidade de estudos e o conto de fadas. O nosso sucesso não será fruto de uma semente mágica, muito pelo contrário. Teremos que nos dedicar e suar a camisa ao longo do ano, estudando bastante e nos apoiando uns nos outros para realizar nossos sonhos.

Gostaríamos de terminar este breve comentário sobre o nome do Blog com esta pergunta para que vocês, alunos, reflitam:

É só um conto de fadas ou pode virar realidade?